17 de junho de 2013

RESERVA BIOLÓGICA DE GUARATIBA REALIZA ATIVIDADES NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

RESERVA BIOLÓGICA DE GUARATIBA REALIZA ATIVIDADES NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

De 4 a 7 de junho de 2013

 

A Reserva Biológica de Guaratiba (RBG) comemorou a Semana do Meio Ambiente com uma agenda de atividades de educação ambiental, direcionada à comunidade do entorno da unidade, priorizando as crianças da rede pública de ensino. Para as atividades dos dias 4 e 5/06, a RBG contou com a participação da Gerência de Educação Ambiental do INEA através do grupo BG-500 de educação ambiental marinha. Devido às chuvas intensas que perduraram até o dia 5/06, as atividades que seriam realizadas ao ar livre, na praia do manguezal de Araçatiba, foram transferidas para Escola Municipal Floripes Angladas – “O Manguezal vai à Escola”.

 

Palestra do caranguejo “Guaiamum” (Cardisoma guaiumi)






No CIEP Roberto Burle Marx, em Ilha de Guaratiba, foram apresentadas duas palestras com o tema “A Reserva Biológica de Guaratiba” no dia 6/06 pelo Coordenador de Uso Público da RBG, o biólogo Jonas André Marien, do convênio INEA / ITPA (Instituto Terra de Preservação Ambiental).

Para o fechamento das atividades foi convidado o pesquisador Gustavo Calderuccio Duque Estrada do Instituto de Oceanografia da UERJ (Núcleo de estudos em manguezais – NEMA) que mantém pesquisas ininterruptas na área do manguezal de Guaratiba há mais de 20 anos, para apresentar na sede da RBG uma palestra como parte do projeto de capacitação dos guardas-parques.

 


·         DIA 7/06 – Sede da RBG


              A atividade foi realizada na sede da RBG e contou com o pesquisador Gustavo Calderuccio Duque Estrada, que apresentou os resultados de mais de 20 anos de pesquisas no manguezal de Guaratiba pelo Núcleo de Pesquisas em Manguezal – NEMA, do Instituto de Oceanografia da UERJ. A palestra fez parte do projeto de capacitação dos guardas-parques para exercerem a função de apoio ao uso público, que na RBG, está restrito a pesquisa e educação ambiental. Em sua apresentação, o pesquisador destacou as peculiaridades do manguezal de Guaratiba, dentre essas, os registros de progressão do mangue observados nas áreas de apicum, que são indicadoras do aumento do nível do mar resultante do aquecimento global, reconhecidos internacionalmente. Tais estudos colocam a RBG em posição de destaque mundial no cenário das pesquisas sobre o aquecimento global, justificando a necessidade de sua proteção integral, incluindo as áreas de apicum, que devido a sua aparência de área degradada sofrem imensa pressão para ocupação e desafetação dos limites da reserva.

 

 



FIGURAS

                                                    

Fig. 1 - Bancada de espécies vegetais.

 

Fig. 2- Propágulos de mangue vermelho.

 

Fig. 3 - Bancada dos caranguejos.

 

Fig 4 - Painel.

 

Fig. 5 - Conversa e exemplos de técnicas inadequadas.

 

Fig. 6 - Conversa com o guarda-parque.

 

Fig. 7 - Soltura dos caranguejos e siris.

 

Fig. 8 - Soltura dos caranguejos e siris.

 

Fig. 9 - Palestra no CIEP Roberto Burle Marx.

 



 


Nenhum comentário: