26 de maio de 2011

Visita Técnica ao Parque Estadual do Ibitipoca, Minas Gerais


Por Fabiana Caitano da Silva Bandeira *
Em junho de 2010, a Gerência de Unidades de Conservação de Proteção Integral – Gepro/Dibap deu início a um programa de visitas técnicas a unidades de conservação de outros estados, com o intuito de promover a troca de experiências entre órgãos ambientais e conhecer outros modelos de gestão.
O programa começou com a visita ao Parque Estadual da Serra do Mar, administrado pela Fundação Florestal de São Paulo, onde um grupo de técnicos conheceu com detalhes as experiências de gestão de 2 núcleos: Picinguaba e Santa Virginia. Em seguida, organizado pelo PPMA – Programa de Proteção à Mata Atlântica, outro grupo participou da visita aos Parques Estaduais do Itacolomi e do Rio Doce, ambos sob gestão do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais – IEF/MG.


Gruta dos Três Arcos.
 Na programação preparada para o ano de 2011, a primeira visita se deu ao Parque Estadual do Ibitipoca - PEIb, um dos parques mais visitados de Minas Gerais e considerado modelo de gestão nessa categoria de unidade de conservação. Localizado na Zona da Mata mineira, o PEIb mescla áreas de Cerrado e Mata Atlântica, abrigando em seus 1.488 hectares uma rica biodiversidade e variados atrativos naturais, tais como: trilhas, mirantes, cachoeiras, piscinas naturais, cavernas, picos e magníficos paredões.
Entre os dias 19 e 22 de maio, a equipe do Inea, composta por 16 pessoas, dentre eles, 4 chefes de unidades de conservação, técnicos da Gepro e dos parques PESET, PETP e PEIG,  2 guarda-parques, um representante da Dibap e um representante da CICCA – Coordenação Integrada de Combate aos Crimes Ambientais da Secretaria de Estado do Ambiente, visitou o PEIb. Ali conheceu as suas instalações, sua infraestrutura administrativa e de uso público, rotina de trabalho, organização institucional, principais atrativos turísticos e projetos desenvolvidos pelo parque com a comunidade de entorno. 


Lago dos Espelhos: Equipes do Inea/SEA/RJ e PEIb/MG.

A acolhida da equipe do parque, em especial na figura de seu Gerente João Carlos e da técnica Rose, foi considerada por todos do Inea, o ponto alto da visita. O sucesso dessa rica troca de experiências foi tamanho que a equipe do PEIb já está agendando sua vinda ao Rio de Janeiro a fim de conhecer nossas unidades de conservação e fortalecer esse intercâmbio institucional para melhor gestão das áreas protegidas.  

* Fabiana Caitano da Silva Bandeira é Bióloga da Gepro, Mestre e Doutora em Ciências Morfológicas.

Nenhum comentário: