7 de março de 2012

Workshop sobre Abelhas sem Ferrão no Parque Estadual da Pedra Branca.

Workshop sobre Abelhas sem Ferrão no Parque Estadual da Pedra Branca foi um sucesso.


Com a presença de vários meliponicultores e amantes da natureza com palestras e trilhas pela floresta para identificar e conhecer os principais ninhos de abelhas nativas e depois foi feito três transferência de enxames de abelhas nativas que estavam em garrafa pet para caixas de madeira definitivas foram dois enxames de abelha jataí (Tetragonisca angustula )e um de abelha mirim (Plebeia remota). Com isto preservamos as abelhas nativas que são tão importantes para manutenção da Mata Atlântica.

Vanessa Teixeira (Bióloga/ INEA/ PEPB) apresentando o projeto Natureza Doce elaborado pelo Meliponicultor Christiano Figueira (PEPB) em parceria com Parque Estadual da Pedra Branca.
A sala do multiuso do Parque ficou cheia.
Trilha guiada pelo Biólogo Leonardo Furtado (PEPB)

Logo no começo da trilha encontramos um ninho de abelhas do gênero bombus são grandes, cerca de 2,5 cm, do tamanho das grandes mamangavas que fazem seus ninhos no chão com vários buraquinhos separados uns dos outros.
Pessoal aglomerado para ver a transferência dos enxames de abelhas nativas das garrafas pet para caixas de madeira.
Meliponicultor Gesimar Célio ( AME-RIO )fazendo a tranferência junto com o meliponicultor Luiz Medina ( AME-RIO ).
Meliponicultor Christiano ( PEPB ) abrindo a caixa de abelha mandaçaia ( melípona quadrifasciata anthidioides ) para vistoria e coleta de mel.
Coletando o mel com a bomba sugadora feita pelo Meliponicultor Luiz Medina ( AME-RIO )
Meliponicultor Christiano Figueira ( PEPB ) e meliponicultor José Winckler ( AME-RIO ) posicionando a caixa de abelha mandaçaia ( melípona quadrifasciata anthidioides ).

Leonardo Furtado (Biólogo/ PEPB), Vanessa Teixeira (Bióloga/ INEA/ PEPB) e Christiano Figueira (meliponicultor/ PEPB) contentes com o evento e as caixinhas de abelhas nativas.



Nenhum comentário: