8 de março de 2012

INEA ATENDE AO PEDIDO DE SOCORRO CONTRA INCÊNDIOS NA REGIÃO DOS LAGOS.

Texto e fotografias de Yan Bonder*

Combate ao fogo no Parque Estadual da Costa do Sol.


Atendendo às reivindicações de ambientalistas locais, a Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (Dibap) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) enviou para a Região dos Lagos duas equipes de guarda-parques para combater os incêndios florestais que assolam as unidades de conservação da região (Parque Estadual da Costa do Sol e APAs de Massambaba, da Serra de Sapiatiba e Pau-Brasil). As equipes estão sob o comando do chefe do Serviço de Guarda-Parques (Segpar) da Dibap, Paulo Mantuano, que visitou a região por três dias para fazer um diagnóstico preciso da situação. Já no segundo dia de avaliação, foi determinada a permanência de uma equipe com uma viatura e cinco homens de prontidão, substituídos a cada 48 horas. Segundo Mantuano, eles permanecerão na região até o fim da estiagem, quando as ocorrências de incêndio são reduzidas naturalmente pelas chuvas.

Durante a visita, o chefe do Segpar coordenou três combates a incêndios, com destaque para uma operação noturna na restinga de Massambaba, em Praia Seca, município de Araruama. Neste dia, após debelar um incêndio em Saquarema e outro em Arraial do Cabo, sob sol escaldante, as equipes se preparavam para jantar quando foram acionadas pelo chefe da APA de Massambaba, Luiz Vieira. Ao receber o chamado, Mantuano seguiu de Arraial do Cabo para Praia Seca com as duas equipes, iniciando o combate que só terminou por volta da meia-noite. A ação foi marcada pela disposição e coragem dos guarda-parques, que enfrentaram o fogo, a escuridão, e os perigos da restinga, como vegetação espinhosa, insetos e répteis. As equipes são compostas por profissionais deslocados dos Parques Estaduais dos Três Picos, Tiririca e Pedra Branca, além da sede do Inea. Todos são cedidos ao Inea pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. 

Equipe de guarda-parques em campo. Crédito: Yan Bonder.

Educação ambiental, equipamentos e cursos para brigadistas e guarda-parques.

Mantuano informou que o Inea está em processo para aquisição de equipamentos de última geração para combate a incêndios florestais, destinados a 12 das unidades de conservação do estado do Rio de Janeiro. Ainda, ele informa que haverá concurso para contratação de 220 guarda-parques – atualmente são 60. Estima-se que até o fim deste ano as equipes estejam compostas, já que boa parte do material é comprada no Exterior e o curso para formação, posterior ao concurso, requer tempo.

Para Mantuano, com a aquisição e o ingresso dos novos guarda-parques, o estado do Rio de Janeiro terá uma equipe de padrão internacional. O Inea aproveita a ocasião para promover cursos de brigadistas na Região dos Lagos, ou seja: para cidadãos comuns interessados em apoiar os bombeiros no combate a incêndios. Este tipo de ação é muito valiosa, permitindo que, em muitos casos, o fogo seja combatido por moradores antes da chegada dos guarda-parques. Os cursos serão promovidos em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios que compõem o Parque Estadual da Costa do Sol (Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios e São Pedro da Aldeia).

Durante a permanência das equipes na região, sediadas no Centro de Informação da APA de Massamababa, em Praia Seca, o Inea lançará mão de um trabalho preventivo, visitando escolas, a mídia regional e notificando moradores e comerciantes próximos às áreas de maior ocorrência. Com isso espera-se que a consciência da população seja ampliada de forma a perceber o prejuízo coletivo causado pelos incêndios. Também está sendo estudada uma forma de a população acessar o serviço de combate aos incêndios florestais diretamente, a qualquer hora do dia.

Pioneirismo e dedicação

Pela primeira vez em sua história, a Região dos Lagos presencia uma ação como esta. Até então, casos isolados de combates a incêndios florestais eram realizados diretamente pelo Corpo de Bombeiros, que se desdobram para atender ocorrências de naturezas variadas, como acidentes de automóveis, por exemplo. Com a chegada dos guarda-parques, o Corpo de Bombeiros não ficará sobrecarregado e a vegetação terá proteção integral contra incêndios.

Cientes de suas importâncias, os profissionais envolvidos têm demonstrado grande satisfação em participar deste momento pioneiro. As duas equipes são comandadas, respectivamente, pelos integrantes do Segpar Jorge dos Santos Mesquita e Carlos José Pontes e integradas pelo pelos guarda-parques Gil Costa, Alessandro, Costa e  Bessa, além de Yuri e Castro Lima. Ambas recebem o apoio dos veteranos Osório e Marques, os primeiros a compor o contingente do Parque Estadual da Costa do Sol.



*Yan Bonder é jornalista, integrante da Organização Não-Governamental Viva Lagoa e conselheiro suplente da APA de Massambaba.


Notícias relacionadas:


Governo Federal declara estado de emergência ambiental no Rio de Janeiro E mais 17 estados devido ameaças de queimadas e incêndios florestais (Bandnews FM, 21/03/2012).

Guarda Parques combatem a incêndios na Região dos Lagos (A1, 10/03/2012).

Inea combate incêndios com guarda-parques (O São Gonçalo, 10/03/2012).

Guarda-Parques combatem incêndios florestais em áreas protegidas da Região dos Lagos (Site do Inea, 09/03/2012).

Arraial do Cabo sede do Parque Estadual da Costa do Sol (A1, 20/05/2011).

Nenhum comentário: