2 de março de 2011

GeproBlog entrevista: Concurso Inea para guarda-parques


GeproBlog entrevista Jorge Benedito de Oliveira, chefe do Serviço de Guarda-Parques da Gepro, sobre o concurso para guarda-parques das Unidades de Conservação de Proteção Integral

Por Diana Levacov





1)      O concurso para o cargo de guarda-parque já tem data agendada? A previsão de realização é ainda este ano? Existe uma empresa contratada para a elaboração e aplicação das provas?
No momento não tem data para o concurso, mas é prioridade para o Secretário de Estado do Ambiente e, por isso, acredito que neste ano sai o concurso.


2)      Por que o concurso é para cargo temporário e não efetivo? Existe a possibilidade de o temporário passar para efetivo numa etapa posterior ou só com um novo concurso?
O concurso não será definitivo porque ainda não foi aprovado o novo Plano de Cargos e Salários do Inea, onde esperamos que seja atendida nossa expectativa de 440 vagas para guarda-parques. Será necessário um novo concurso para a seleção definitiva.


3)      Haverá um processo de substituição dos bombeiros que atuam hoje em dia nesta função pelos concursados ou é previsto que os bombeiros continuem em conjunto com os novos guarda-parques?
O Decreto Estadual nº 42.471/2010 estabeleceu o tempo de permanência dos bombeiros militares que foram cedidos para exercerem a função de guarda-parque como de até 01 (um) ano, a contar da data da publicação, que foi no dia 25 de maio de 2010. Entretanto, acredito que alguns desses militares manifestem seu desejo de permanecer trabalhando no Inea, pois desenvolveram afinidade e aptidão no exercício das atividades de campo. Com certeza será valiosa a ajuda desses homens na preparação e acompanhamento dos futuros guarda-parques e garantirão também a continuidade de todo o processo de gestão das atividades geradas no interior de nossas Unidades de Conservação.

4)      Como será o sistema de pontuação da avaliação de títulos? E como serão os testes de aptidão física? Qual a expectativa de número de candidatos em todo o Estado?
Acho que teremos um grande número de inscritos para seleção, pois o concurso abrirá oportunidades em várias regiões do Estado, sendo um grande atrativo para a mão de obra que já reside próximo das Unidades de Conservação estaduais.

Para realizar o concurso, uma empresa especializada será contratada. Já avançamos muito com a Fundação CEPERJ e, possivelmente, ela realizará a organização da seleção.

Sugerimos testes físicos que exigirá dos candidatos uma boa capacidade aeróbica, que é fundamental para o bom desempenho das tarefas.  Vale lembrar que em muitas vezes o guarda-parque executará deslocamentos por florestas, restingas, praias, áreas montanhosas, levando materiais e equipamentos ou combatendo incêndios, ou mesmo, realizando um levantamento de rotina.




5)      Mulheres também podem concorrer? Quais os requisitos básicos para o preenchimento do cargo? Como seria o candidato ideal? Para a pontuação, quais aptidões serão privilegiadas?
O concurso não faz qualquer distinção de sexo ou de idade, porém sugerimos que, a exemplo do que é realizado nas seleções do Corpo de Bombeiros, sejam realizados exames médicos e testes físicos com o rigor necessário para garantir a eficiência dos novos servidores.


6)      Como serão divididos os guarda-parques? Qual a diferença do trabalho de um  guarda-parques em um parque, em uma reserva biológica ou em uma estação ecológica?
A divisão será de acordo com a demanda de atividades das unidades e as suas extensões territoriais. A missão do Guarda-Parque não é diferente para Parques, Reservas Biológicas ou Estação Ecológica.  A diferença está na restrição imposta na Lei do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), nos Parques a visitação é aberta ao público em geral e nas outras categorias elas são restritas a trabalhos científicos e educacionais.


7)      Quais as atividades que eles irão desenvolver dentro (e no entorno?) das UCs?
Fortalecerão a relação entre a UC e a comunidade principalmente por meio da orientação. Acredito que os guarda-parques serão a principal ferramenta da disseminação da conduta equilibrada que é imprescindível para a manutenção dos ecossistemas do entorno da unidade. Atingiremos todas as faixas etárias, trabalhando com projetos em escolas, realizando notificações preventivas por intermédio de visitas diretas aos moradores da região e apoiando as atividades de uso público.

As principais ações dos Guarda-Parques são: a prevenir, fiscalizar e combater incêndios florestais; garantir a segurança dos visitantes e funcionários; empreender ações de busca e salvamento; zelar pelo cumprimento da legislação ambiental; promover atividades de educação ambiental e interpretação natural, cultural e histórica; apoiar a Defesa Civil Municipal nas situações de desastre no interior ou no entorno de uma Unidade de Conservação estadual.

*Jorge Benedito de Oliveira é chefe do Serviço de Guarda-Parques da Gepro, Tenente-Coronel Bombeiro Militar e Especialista em Incêndios Florestais.




SAIBA MAIS:

Para baixar material de estudo, clique AQUI.

Informações no site do Inea.

Concurso para guarda-parque do Inea: relação candidato/vaga (Blog das APAs, 20/04/2012).


A importância da preparação física  (O Fluminense, 25/03/2012).

Guarda-parques: últimos dias de inscrição para 220 vagas (Folha dirigida, 05/04/2012).

A importância da preparação física (O Fluminense, 25/03/2012).

Guarda-parques: 220 vagas até 15 de abril (Folha dirigida, 22/03/2012).

Diretor garante convocação imediata (Folha dirigida, 20/03/2012).

Inea já tem cronograma completo de guarda-parque (Folha Dirigida, 20/03/2012).

Guarda-parques (O Fluminense, 18/03/2012).

SAIU O EDITAL PARA O CONCURSO!!! (Fundação Euclides da Cunha, 14/03/2012).

Guarda-parque: edital previsto para quarta, dia 14 Para concorrer, será preciso ter o nível médio. Inicial é de R$1.500 mensais (Folha Dirigida, 13/03/2012).

Secretário confirmal edital para sexta (Folha Dirigida, 06/03/2012).

Guarda-parque: edital sai até março, no máximo (Folha Dirigida, 31/01/2012).

Guarda-parques: concurso para 220 vagas (Folha Dirigida, 12/01/2012).

Guarda-parques: edital já está pronto (Folha Dirigida, 22/11/2011).

Guarda-parques tem nova organizadora (Folha Dirigida, 15/11/2011).

Guarda-parques: preparativos do concurso na reta final. São 110 vagas (Folha Dirigida, 08/11/2011).

Guarda-parques: saiu autorização para 220 vagas (Folha Dirigida, 29/09/2011).

Decreto Estadual 43.208, de 26 de setembro de 2011 (Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 27/09/2011).

De vigia (Extra, 16/07/2011).

Inea: Concurso em pauta para 220 vagas para o nível médio (Folha Dirigida, 30/06/2011).

Guarda-parque: pedido está no Planejamento (Folha Dirigida, 17/05/2011).

Guarda-parques: definidas as etapas da seleção temporária  (Folha Dirigida, 28/04/2011).

Guarda-parques: Secretário confirma seleção para 220 vagas! (Folha Dirigida, 26/04/2011).

Inea homenageia equipes de emergência da tragédia na Serra (Site do Inea, 03/03/2011).

Guarda-parque: Secretário do Ambiente quer abrir 220 vagas (Tudo Para Concurseiros, 10/02/2011).

Concurso para Guarda Parque do Inea (Concursos Públicos 2011, 10/02/2011).


6 comentários:

Alexandre Cruz disse...

Espero realmente que saia esse concurso! É de fundamental importancia o ingresso de guarda parques para o Inea. Mas lamentavelmente se sair será temporário! Um absurdo o Inea ainda não possuir um plano de cargos e salários. Mais de 2 anos de criação do orgão e parece que tá tudo bem. Parecem que esqueceram qual é a missão e a visão do Inea...

kadu Guimarães disse...

Gostaria de receber a confirmação da data de inicio das inscrições via e-mail:ecoemail@hotmail.com

Anônimo disse...

Bom dia ,gostaria de saber quando abrirá incrição para o inea e saber mais informaçõaes sobre oque realmente faz um guarda-parque e se á restrição a idade ate que idade, poderia mandar por e-mail (cricapac@gmail.com ) . obrigado

Anônimo disse...

marco gostei muito da idéia pena não dar nenhuma estabilidade ao profissional !!!!

Fragoso Guia de Trekking e Montanhismo disse...

Boa tarde,
Eu gostaria de fazer parte da equipe de Guarda- Parques da P.E.Cunhambebe, P.E.Ilha Grande ou R.E. da Juantinga, são áreas que eu conheço bem, moro junto ao PEC Angra dos Reis. No PEC estou fazendo um levantamento das aves e dos atrativos naturais . Sou Guia de Turismo, Montanhista, Escalador... Recentemente fiz o Georreferenciamento da Fazenda Rio dos Bagres localiza em Lidice - Rio Claro. Mais informações sobre o meu trabalho acesse www.limpatrilha.com.br e www.refugiolimpatrilha.blogspot.com
e-mail: contatolimpatrilha@yahoo.com.br
Obrigado,
Fragoso

jader disse...

eu tam bem gostaria de saber quando vai sair o edital e as data das escriçoes para esse concurso si for possivel mande por e-mail:lacerdajader@hotmail.com agradeço desde ja......