2 de março de 2011

Parque Estadual do Desengano inicia 2011 com propostas para o Ecoturismo e a Educação Ambiental

            No dia 21 de fevereiro, no Centro de Visitantes do Parque Estadual do Desengano - PED, em Santa Maria Madalena, foi realizada a primeira reunião do Conselho Consultivo da Unidade em 2011, no qual o principal assunto foi a apresentação do Programa de Educação Ambiental do Parque Estadual do Desengano.
O referido Programa é resultado dos esforços e das discussões da Câmara Temática de Educação Ambiental e define três linhas de trabalho/ação prioritárias para a Unidade: 1. Conhecer para valorizar; 2. O parque vai a escola e a escola vai ao Parque e 3. Sustentabilidade e gestão participativa.  
           
O Programa foi apresentado pela presidente da Câmara Temática, Lussimar Assumpção, e pela coordenadora de Uso Público do PED, Silvia Marie Ikemoto. Inicialmente, o trabalho desenvolvido pela Câmara Temática constituiu-se do diagnóstico dos problemas, demandas e potencialidades para a Educação Ambiental da Unidade e, a partir do diagnóstico, foram elaboradas as propostas de ações prioritárias para a implantação do Programa.


Reunião do Conselho Consultivo, com a apresentação do Programa de Educação Ambiental do PED, com apoio da Gerência de Educação Ambiental (GEAM)

O Programa foi elaborado de forma participativa, com a colaboração de diversos atores, tais como: Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios de São Fidélis, Santa Maria Madalena e Campos dos Goytacazes; Instituto Federal Fluminense - IFF; Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF; ONG Mean; ONG Amigos do Verde; Batalhão de Polícia Florestal; diretores e professores de escolas municipais; entre outros. O trabalho contou com o apoio e acompanhamento da Gerência de Educação Ambiental - GEAM) do Instituto Estadual do Ambiente - Inea.
A pedido dos membros do Conselho Consultivo, o Programa também será apresentado nos municípios de São Fidélis (15/03) e Campos dos Goytacazes (22/03).
A gerente das Unidades de Conservação Integral, Patrícia Figueiredo, destacou a importância das ações para divulgação do PED e da sensibilização da comunidade para a temática ambiental. Durante a reunião, também apresentou o andamento do Projeto de Implantação da Trilha da Cascata e do Projeto de Fortalecimento do Parque Estadual do Desengano, ambas ações da Gerência voltadas para a promoção do Uso Público da Unidade.




Patrícia Figueiredo (gerente da GEPRO) apresentando ao Conselho Consultivo os projetos em andamento no PED.

Nenhum comentário: