24 de janeiro de 2011

Relatos da tragédia

Por Alessandro Rifan
16 de janeiro de 2011
Caros Colegas,
Só hoje, domingo, dia 16 de janeiro, conseguimos acessar a Internet, numa lan house aqui no centro de Mury e, vimos uma quantidade enorme de pedido de notícias. Vamos tentar responder.
Ficamos alguns dias aqui em Mury, sem água, acesso, luz, telefone e informações do que acontecia. Agora há luz, água e telefone, uns precários ainda, dependendo da operadoras. Mury, São Pedro e Lumiar não sofreram muito, mas a alimentação poderá ficar precária...
Eu e família estamos bem, exceto a perda de nosso querido Verly (Bombeiro do PETP) entre outros amigos extra trabalho do centro de Friburgo. Pelas informações que tenho (repassadas) todos os mais próximos, que trabalham no núcleo Macacu e Apa Macaé de Cima estão bem:  Carlinhos "Apa Macaé"; Nantes, Antônio, Rodrigo, Leidy, Heloisa, Luis Rogick, Poyares, Val...Não temos informações sobre os amigos de Teresópolis.Esperamos que estejam todos bem!
Inclusive, quem tem habilidade no PETP para os resgates e situação difícil está ajudando as inúmeras equipes da marinha, bombeiro, defesa civil, polícia, presentes na região.
O que mais Friburgo precisa nesse momento é a formação de rede para coleta de água potável, alimento, roupas, remédios, primeiros socorros, pois, a cada dia aumenta o número de registros de mortes. Os acessos estão precários. Esse é um grande problema para os resgates. A orientação é que não nos desloquemos, pois já existem muitos colaboradores, além de riscos de queda de barreira. O problema agora é o gerenciamento das ações. Transporte também precário, bem como acesso a dinheiro para usos básicos (comida, telefone, etc).
Agora o que mais importa é a solidariedade, o conforto, seja por uma ligação telefônica, uma mensagem, um afago, uma notícia para tranquilizar... Apesar de tudo, agora é pensar positivo e ajudar de alguma forma. É isso amigos e colegas, agradecemos por se preocuparem conosco!!!
Estamos aqui atordoados e pensando em ajudar, de alguma forma, seja a mais simples. Obrigado e repassem as informações para tranquilização de todos os colegas!
Não sabemos se teremos como acessar novamente a Internet.
Abraços


17 de janeiro de 2011
Caros Colegas,
Agradecemos a todos por se disponibilizarem em nos ajudar. Friburgo está precisando! Só quem vivencia é que sabe. Não tenho muito tempo aqui na lan house. Estou sem Internet em casa. Vou tentar passar mais informações...
O Parque dos Três Picos - Colegas de Macacu e Nova Friburgo (Pois os de Terê estão por lá), através de nosso Sub-Chefe Sergio Poyares, está mobilizado ajudando a situação. Vários grupos tem se juntado a equipe do Parque..... voluntários, equipes de montanhismo, grupos de caminhadas, moradores... Isso está sendo muito bom, pois faz a gente acreditar que será possível reverter a situação. Na verdade, esse é o lema, ajudar, de alguma forma. Tem ajuda de todas as formas, desde a fazer comida a entregar mantimentos, passar informações do quadro de situações, até um alento a um morador local, que perdeu tudo. O nosso encontro se dá pela manhã, todo dia, na Defesa Civil de Nova Friburgo, ao lado da Prefeitura, na Av. Alberto Braune. De lá, cada grupo sai para dar assistência, conforme a dinâmica e as orientações.
Hoje, por exemplo, acabamos descobrindo um novo ponto de repasse de mantimentos, água, remédios... Anotem aí! Igreja dos Santos dos Últimos Dias - "mormãos", próximo à Rodoviária Norte, no "Curral do Sol". O nome da pessoa responsável é a Mônica.  É seguro e garantido enviar para esse lugar, pois descentraliza a distribuição, que é o grande problema por aqui.
Sobre a família do Verly, acho que podemos nos organizar para dar assistência, inclusive financeira, pois, eles precisam acabar a construção de sua casa, tem um filho que está morando no rio, etc. Pensem aí e conversem entre si e com as nossas diretorias e gerências. De fato, Verly é exemplo para todos nós, será sempre o "bravo Verly".
É isso, caros colegas!
Muito obrigado pelas inúmeras mensagens de conforto!
O  telefone do Parque, em Macacu (21) 2649-6847. A turma de Macacu tem subido para ajudar.
Abraços


18 de janeiro de 2011
Caros,
Apesar das dificuldades... Do caos instalado, podemos nos transformar! É isso que acontece por aqui, uma força coletiva se junta e faz o "mundo girar". Muitas estórias tristes, muitas cenas trágicas, muitas paisagens desfiguradas; mas, também há força, coragem, solidariedade, alento... Possibilidades.
Quem vivencia observa um formar de rede, uma aliança, um coletivo em prol da renovação. Esse é o sentido da vida, não é? Então, por acreditar, deixo aqui registrado uma "paisagem" mais humanitária, de compaixão. Agradecemos a todos pela solidariedade, mesmo de longe.
Aqui, nos rincões mais distantes, observamos fé e possibilidades para a transformação.
Abraços!
PS: Seguem umas fotos tiradas hoje, relativas à assistência que nós do Parque Estadual dos Três Picos estamos prestando à população de Nova Friburgo e Bom Jardim, sob o comando de nosso sub-chefe Sérgio Poyares. As fotos abaixo são relativas à região de São José do Ribeirão, incluindo "Fazenda Velha" e “Laranjal (Município de Bom Jardim).

19 de janeiro de 2011
Repassando informação a pedido de nossa colega de Prefeitura (N. Friburgo), Amazile:
 Para ajudar na divulgação de informações sobre desaparecidos, a Prefeitura de Nova Friburgo disponibilizou o número 0800-022-1011.

Alessandro Rifan é Arquiteto e mestre em Gestão Ambiental. Trabalha como Cordenador-Geral de Uso Público do Parque Estadual dos Três Picos.

Nenhum comentário: