Resposta do Profº Alceo Magnaninni à pergunta "Você tem uma mensagem direta para os senadores?" após a palestra "Para quê Código Florestal" no Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/RJ em 20/07/2011.
Clique aqui para assistir ao vídeo com a versão
compacta e legendada (2min 49s).
Crédito: Diana Levacov. Edição: Alessandro Terra Paes. Legendagem: Victor Burle.
compacta e legendada (2min 49s).
Crédito: Diana Levacov. Edição: Alessandro Terra Paes. Legendagem: Victor Burle.
Transcrição dos trechos mais relevantes:
Diana Levacov: Eu gostaria de saber se você tem uma mensagem direta para os senadores?
Alceo Magnanini: Não é bem mensagem, mas seria uma sugestão:
...
Parar imediatamente qualquer apreciação disso e devolver o "negócio" (o Projeto de Lei) para que fosse designado o que a Academia Brasileira de Ciências pediu, o que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência pediu, e não foi representante que pediu não, foi depois de reuniões e reuniões que eles fizeram, no âmbito desses órgãos, que se faça um estudo do Código, "Novo" Código, seja lá, a Lei, exatamente nos moldes como foi feito em 1965. Foi nomeada uma comissão que trabalhou durante 2 ou 3 anos, ouvindo Deus e todo o mundo, fazendo mais de 3 audiências públicas, que nós fizemos, incorporando todo o estado de arte mais moderno que existia naquela época, e que hoje ainda é moderno e depois, então, apresente um projeto ao Senado para aprovar ou para recusar. Esse que é o caminho certo que o Senado deveria fazer!
Se o Senado não fizer isso, por azar nosso, de todos os brasileiros, que a presidente então faça isso. Tenha... é como eu digo: a Dilma tem que ser “macho”. Sinto muito, mas tem que ser! É vetar esse negócio, devolver o "negócio", veta completamente o "negócio". O caminho certo é fazer, do início, tudo com todos os órgãos, com todos os departamentos que trabalham com isso, ouvindo todos. Setor agrícola, setor pecuário, setor florestal, setor conservacionista, os arquitetos, os engenheiros, e não ouvir só o pessoal que defende os agronegócios, que a gente nem sabe quem é. Isso é que o que o Senado deveria fazer e, se não fizer, cabe à presidente fazer.
...
O quê que a gente pode fazer? É lutar! Lutar como eu estou fazendo e como todos vocês devem lutar. Um dia isso muda e a mudança nunca é instantânea, como a gente gostaria. Essa que é a resposta que eu posso dizer sobre se eu posso mandar uma mensagem para o Senado."
Alceo Magnanini é Engenheiro Agrônomo e, atualmente, trabalha como consultor do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente - Inea/RJ. É o único sobrevivente do Grupo de Trabalho de especialistas que elaborou a Lei Federal nº 4.771, de 15 de setembro de 1965, conhecida como o "Código Florestal de 1965" ou “Novo Código Florestal”, que substituiu o de 1934.
Matérias relacionadas:
Entrevista com o último sobrevivente do GT que elaborou a Lei nº 4.771/1965 (GeproBlog, 10/01/2011).
Diga NÃO às mudanças no Código Florestal (Blog da Geuso, 26/04/2011).
Diga NÃO às mudanças no Código Florestal (Blog da Geuso, 26/04/2011).
Carta Aberta dos ex-ministros do Meio Ambiente contra votação do Código Florestal (O Estadão, 23/05/2011).
Para Ministério Público, projeto do novo Código Florestal fere a Constituição (Agência Senado, 13/09/2011).
Carta aberta dos conselheiros do Conama para a Presidenta Dilma Rousseff. (31/08/2011).
Carta aberta dos conselheiros do Conama para a Presidenta Dilma Rousseff. (31/08/2011).
Nenhum comentário:
Postar um comentário