16 de julho de 2014

Aniversário da Reserva Biológica de Araras


 Reserva Biológica de Araras completa 37 anos


Bernardo Rocha - Especial para o Diário



Localizada em Araras, a Reserva Biológica de Araras completou na última segunda-feira (7), mais um ano de vida. Conhecida como Rebio e inclusa na área de Proteção Ambiental local, completa seu 37 aniversário. Reconhecida e conceituada por todos os órgãos da cidade, trabalha ativamente como a mais completa do estado e uma das maiores do país.



Atualmente a área abrangente é de aproximadamente 3.862 hectares (38,62 quilômetros quadrados. A sede da Reserva está implantada no Bairro Jardim Araras e tem grande potencial para apoiar o desenvolvimento de pesquisas científicas. Situada na Serra do Mar, apresenta-se com relevo bastante acidentado, destacando-se pela presença de vertentes rochosas íngremes, com declividades chegando a 50% e 70% e com variações de altitude entre 1.000 e 1.766 metros (Pico do Couto). Desde o início da Rebio, trabalhando ativamente nesta reserva, o geógrafo e chefe da unidade de conservação biológica Ricardo Ganem Leal conversou com nossa equipe na tarde de sexta-feira e destacou a evolução da Reserva ao longo destes anos. 

- Nem sempre foi assim. Basicamente a reserva foi implantada de fato no ano de 2003. O governo do estado passou a nos dar aporte e recurso necessário para tornar nos últimos quatro anos a maior área de Reserva do estado e uma das mais conceituadas – disse.
Ricardo garante que a atenção especial dada pelo governo era inimaginável há alguns anos.



- Hoje é uma das reservas mais estruturadas administrativamente e também em âmbito operacional. Para que isso seja possível, atualmente contamos com mais de 20 pessoas entre funcionários e servidores – garantiu.
Além disso, o chefe da reserva destaca o trabalho realizado na região é o reconhecimento obtido ao longo dos anos.
- Esta terra é de posse e domínio público. Pode ser uma linguagem técnica, mas a população não tem a noção de como isso é importante. Tudo que conquistamos até hoje, nos permite oferecer cursos de formação e sermos reconhecido pela atuação nas áreas de preservação ambiental – explicou.



A Reserva Biológica de Araras - RBA foi criada já com situação fundiária regularizada, por meio de um termo de entrega da então Secretaria de Finanças à Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio. As terras devolutas pertencentes ao Estado, conhecidas como Fazenda de Araras, foram devidamente demarcadas para serem transformadas em Horto Florestal. Em 1950, o Governo Federal declarou as matas da Reserva como Florestas Protetoras dos Mananciais do Rio Araras. Em 1974, recebeu nova denominação, tornando-se Horto Florestal de Araras em Estação Experimental de Horticultura.
Somente em 1977, por meio da Resolução nº 59 da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, passou à categoria de Reserva Biológica. Em 1987, a administração foi transferida à antiga Fundação Instituto Estadual de Florestas - IEF/RJ.

Aniversário de 37 anos da Reserva Biológica de Araras

Programação:

23/07/2014 - Quarta feira:
09:00 às 12:00 horas: Visita da Escola Municipal Manoel Rodrigues / Participação Educação Ambiental SUPPIB desenvolvendo contação de histórias e oficinas;
13:00 às 17:00 horas: Visita da Escola Municipal Paulo Freire (Portadores de Necessidades Especiais) – Petrópolis e visita da Escola Municipal Leonardo Boff - Petrópolis apresentando coral / Participação Educação Ambiental SUPPIB desenvolvendo contação de histórias e oficinas;
Manhã e tarde dia 23: Exposição de equipamentos usados pelos Guarda Parques na prevenção e Controle aos Incêndios Florestais pela equipe de Interpretação e Educação Ambiental da RBA
Trilha Interpretativa (Trilha da Água) pela equipe de Interpretação e Educação Ambiental da RBA.

24/07/2014 - Quinta feira:
Visita da Escola Paroquial Santa Bernadete – Araras / Petrópolis
9 às 12 horas: Atividades promovidas pela Gerência de Educação Ambiental (GEAM) em Parceria com a Rebio-Araras:
Oficinas de confecção de brinquedos com embalagens plásticas e de pet e brincadeiras.
Oficinas de Vai e vem, bilboquê, avião, entre outros.
10 às 12 horas: Mini curso de Mosaico Ecológico feito com embalagens plásticas - Visita da Escola Paroquial Santa Bernadete – Araras / Petrópolis.
13 às 17 horas: Oficinas de confecção de brinquedos com embalagens plásticas e de pet. Brincadeiras.
Oficinas de Vai e vem, bilvoquê, avião entre outros.
Visita da Escola Paroquial Santa Bernadete – Araras / Petrópolis.
13 às 15 horas: Mini curso de Mosaico Ecológico feito com embalagens plásticas.
15 às 17 horas: Mini curso de Mosaico Ecológico feito com embalagens plásticas.
Manhã e tarde dia 24: Exposição de equipamentos usados pelos Guarda Parques na prevenção e Combate aos Incêndios Florestais pela equipe de Interpretação e Educação Ambiental da RBA; Trilha Interpretativa (Trilha da Água) pela equipe de Interpretação e Educação Ambiental da RBA.
Dias 23 e 24 manhãs e tarde: Exposição de Fotos da RBA em vídeo: Trabalhos desenvolvidos pela UC. Apesar das datas divulgadas, podem ocorrer mudanças na programação, que serão divulgadas pela instituição.





                             

Nenhum comentário: