7 de maio de 2013

Bioarteducação no Parque Estadual da Serra da Tiririca



Bioarteducação no Parque Estadual da Serra da Tiririca

O Projeto BioartEducação é uma ideia independente da bióloga marinha e mestre em ciências ambientais, Mariana Tavares.
Tudo começou na Reserva Ecológica da Juatinga (Paraty), onde trabalhou por 2 anos como educadora com  crianças, abordando os saberes tradicionais dos caiçaras, temas da biologia, ecologia e valores humanos.
Este projeto surgiu a partir da necessidade em dialogar o conhecimento científico com o conhecimento tradicional através de expressões artísticas, como apresentações de fantoches, palhaçaria, desenhos e dramatizações. 
A parceria surgiu do contato da bióloga Mariana Tavares  com a equipe de uso público do Parque para divulgação do seu livro Sementes Caiçara.
Após alguns encontros e reuniões com a coordenação, o Projeto BioartEducação ganhou o apoio institucional, sendo incorporado as atividades de educação ambiental da Unidade, nos meses de março e abril. 
 

As escolas do entorno cadastradas no Parque foram contatadas e agendadas visitas institucionais para apresentação gratuita do teatro de fantoches e divulgação do livro Sementes Caiçaras.
A proposta foi realizar apresentações de teatro de fantoches nas escolas e também em praças públicas do entorno do Parque às crianças (de 2 a 9 anos) para disseminar temas como valores humanos, conservação da natureza e valorização da cultura tradicional.



O projeto BioartEducação na Serra da Tiririca atingiu mais de 500 crianças e 50 profissionais de escolas públicas e privadas, dentre elas estão:
E. M. Eulina Félix

E. M Diógenes R. de Mendonça

E. M. Gabriela Mistral

E. M. Professor Odete Rosa da Mota

E.M. Kairós

Escola Remanso Fraterno                                   

Creche Duda Abelhuda

O projeto BioartEducação na Serra da Tiririca atingiu mais de 100 espectadores, dentre pais, crianças e moradores do entorno, com apresentações de fantoches na Praça Paulo de Tarso Montenegro, em Itacoatiara, nos sábados, 6 e 13 de abril.



Colaboradores:
Maria Cristina Tavares
Prem Sudeva
Eny Hertz
Marcelo Vieira
Bruna Galassi
Luiza Perin

Apoios:
Parque Estadual da Serra da Tiririca
Secretaria Municipal de Cultura / Fundação de Arte de Niterói
Associação de Amigos e Moradores de Itacoatiara







Nenhum comentário: