6 de dezembro de 2011

Parque Estadual da Serra da Tiririca faz intercâmbio com Ilha Grande


Parque Estadual da Serra da Tiririca faz intercâmbio com Ilha Grande


Equipes dos parques estaduais do Estado, administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estão fazendo intercâmbio para troca de experiências e treinamento para o período do verão, em que aumenta muito o número de visitantes. Um dos intercâmbios reúne os parques estaduais da Serra da Tiririca (Peset), em Niterói/Marica, e da Ilha Grande (Peig), em Angra dos Reis.
 Os funcionários do Parque Estadual da Ilha Grande, com grande experiência no manejo de trilhas, passaram três dias no Parque da Estadual Serra da Tiririca, trabalhando com a equipe de guarda-parques, monitores e corpo técnico, além de voluntários, num total de 20 pessoas. A área escolhida para o treinamento foi o setor Costão-Bananal, em Itacoatiara, uma das mais visitadas da unidade. Técnicas de escoamento de água de chuva, contenção em áreas erodidas e de construção de estruturas de madeira foram aplicadas para a reforma de degraus, ponte e bancos de madeira da área de convivência.
 No primeiro encontro do intercâmbio, em 2009, a equipe do PESET conheceu, durante dois dias, as trilhas do Parque da Ilha Grande. As atividades são articuladas pela Coordenação de Uso Público da Gerência de Áreas de Proteção Integral (Gepro) do Inea.

Nenhum comentário: