22 de dezembro de 2011

INEA toma posse da futura subsede Teresópolis do Parque Estadual dos Três Picos

INEA toma posse da futura subsede Teresópolis do Parque Estadual dos Três Picos
           Por: André Ilha (Diretor de Biodiversidade e Áreas protegidas/INEA)

Nesta sexta-feira o INEA recebeu a imissão de posse, por força de decisão judicial, da Fazenda Vale da Revolta, onde será instalado o complexo da subsede Teresópolis do Parque Estadual dos Três Picos. Com cerca de 346 hectares, a fazenda desapropriada, que se situa às margens da rodovia BR-116, encontra-se em posição privilegiada para abrigar as futuras instalações deste que é o maior parque estadual do Rio de Janeiro, com área equivalente a quase 60.000 campos de futebol oficiais.

A propriedade apresenta encostas recobertas de exuberante vegetação de mata atlântica com uma área plana e descampada ao centro, onde, além da subsede administrativa serão contruídos, também, um centro de visitantes com restaurante e cafeteria, pórtico, guarita, estacionamento, residência funcional do subchefe da unidade e alojamentos para guarda-parques. No fundo do terreno será implantado, ainda, um camping com espaço para 30 barracas e área de lazer associada, podendo ser ampliado no futuro caso necessário. O valor estimado do investimento é da ordem de R$10 milhões, a serem custeados com recursos de medidas compensatórias por empreendimentos de significativo impacto ambiental.

Encontra-se nos limites da propriedade uma das nascentes do rio Paquequer, um dos principais daquela cidade, e por si só uma atração adicional à visitação pública, além de trilhas de maior ou menor extensão.

A nova subsede, além de aumentar significativamente a capacidade de gestão e fiscalização das equipes do parque, oferecerá muitas oportunidades de lazer para a população. “Esta área presta-se, à perfeição, para um turismo do tipo familiar, onde pais poderão passar o dia inteiro com seus filhos com tranquilidade e segurança, em íntimo contato com a natureza”, disse André Ilha, Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA.

A ideia é que todos os serviços venham a ser gerenciados, em bloco, por meio de concessão à iniciativa privada, que deverá implantar, ainda, atrativos para crianças como arvorismo, rapel, tirolesa e muro de escalada. O estudo de viabilidade econômica já está sendo feito, e espera-se que a contrapartida da concessão seja, dentre outros itens, a manutenção operacional das atividades administrativas dos núcleos Teresópolis e Nova Friburgo do parque.

Estima-se que a subsede, quando implantada e em funcionamento, venha a receber cerca de 100.000 visitantes/ano. (Fala do Secretário Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro- Carlos Minc – sobre a quadruplicação da visitação, empregos verdes, turismo e meio ambiente em Teresópolis etc.)

Atualmente, todos os parques, reservas biológicas e estações ecológicas estaduais estão recebendo investimentos para implantação de suas estruturas administrativas e de uso público, o que coloca o estado na vanguarda da conservação do bioma mata atlântica, um dos mais ricos em biodiversidade, mas, também, um dos mais ameaçados de todo o planeta.

Nenhum comentário: