18 de agosto de 2011

Fogo atinge o Monumento Natural da Pedra do Elefante em Petrópolis



Por: Diana Levacov
Fotos: Ricardo Ganem Leal

No último sábado, dia 13, registramos a ocorrência de mais um incêndio florestal em área protegida do Estado, por conseqüência do clima seco que imperou durante o fim-de-semana. Desta vez, o evento foi no Monumento Natural da Pedra do Elefante, uma Unidade de Conservação da Natureza do município de Petrópolis. Os bairros da cidade atingidos pelo fogo foram Posse, Taquaril e Brejal. O técnico ambiental, Guilherme Eduardo, do Serviço de Guarda-Parques (Segpar) do Inea informou que a umidade relativa do ar na região de Petrópolis era de 58% no dia do início do incêndio, baixou para 48% no dia seguinte e aumentou para 69% na segunda-feira, quando o fogo foi debelado. O índice de domingo foi o mais baixo de todo o ano de 2011, até aquela data, pois na terça-feira, dia 16, a umidade relativa do ar baixou para 40%. As temperaturas variaram entre 27 e 29ºC. A combinação desses fatores , comuns nessa época do ano,  provocou na região um alto Índice de Risco de Incêndios Florestais (IRI) nos dois primeiros dias, que baixou para médio na segunda-feira.


O combate ao incêndio contou com a participação de 9 servidores da Reserva Biológica de Araras (RBA), que também forneceu suprimentos (água e alimentação) para as equipes participantes, segundo relatou o chefe da RBA, Ricardo Ganem Leal. A operação contou também com a Guarda Municipal de Petrópolis, o 15º Grupamento de Bombeiro Militar, a Secretaria de Meio Ambiente de Petrópolis, a Concessionária Águas do Imperador e a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis - Comdep.


A operação, que durou 48 horas, entre sábado e segunda-feira, mobilizou 64 pessoas. Dentre os recursos empregados para combater o incêndio estavam 16 viaturas (incluindo um carro-pipa) e três aeronaves pertencentes ao Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros, ao Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) da Polícia Militar e à Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil. Conforme informação da Concessionária Águas do Imperador, que possui o georreferenciamento do local, a área queimada foi superior a 270 hectares, possuindo formações vegetais distintas. Do total, cerca de 20% da área devastada estava no interior do Monumento Natural da Pedra do Elefante.


Para checar o IRI fornecido pelo Segpar diariamente no sítio da Internet do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), clique AQUI . Esse índice é calculado para as áreas das Unidades de Conservação de Proteção Integral do Inea e para as diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro (Capital, Serrana, Sul, Norte-Nordeste, Baixada Litorânea, Baixada Fluminense, Metropolitana e Costa Verde). Nesta página você também poderá aprender mais sobre o Plano Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, a importância e a forma de obter o IRI e as características de cada nível do índice (risco baixo, médio e alto).

Notícias relacionadas:

Nenhum comentário: