13 de maio de 2011

Reserva Biológica de Guaratiba - RBG acerta parceria com o Centro Tecnológico do Exército - CTEx


Por Diana Levacov

Fotos: Equipe Segpar
Foi assinado em 28 de abril um Termo de Cooperação Técnica – TCT entre o Inea e Centro Tecnológico do Exército - CTEx, definindo uma série de ações integradas de proteção ambiental da região da Reserva Biológica de Guaratiba - RBG e seu entorno. O CTEx é vizinho da Reserva e já vem colaborando historicamente em ações para a preservação desta Unidade de Conservação.     
           Dessas atividades, Inea e CTEx irão realizar fiscalização conjunta, em terra e no mar, a fim de prevenir e combater incêndios florestais na região. Essas ações, que já aconteciam informalmente, agora estão bem definidas em um instrumento próprio.

 
Sala de aula.


Apresentação do material de combate a incêndios.

           Entre as atribuições previstas para o CTEx estão colaborar na fiscalização da RBG, cooperar na elaboração de um plano de fiscalização para a área da RBG, um plano de recuperação de áreas degradadas e um Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Também vão implantar um sistema de monitoramento por câmeras, para fiscalização e controle de incêndios e disponibilizar pessoal do CTEx para ser capacitado pelo INEA.
Deslocamento dos alunos para aula prática.
           O Inea, por sua vez, se comprometeu em capacitar anualmente militares do CTEx, com base no programa de Guarda-Parque, promover o cercamento das áreas, instalar sinalização educativa ao longo dos trechos entre a RBG e o CTEx, além de co-elaborar, em conjunto com o CTEx, os planos acima citados. Conforme o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, a Reserva está recebendo cercamento completo, com mourões de concreto e arame farpado e sinalização, com 14 grandes placas, ao longo da Estrada de Barra de Guaratiba e da Avenida das Américas.
 

Construção de aceiro como método preventivo.

 Segundo Jorge Benedito de Oliveira, Chefe do Segpar/Gepro, já neste mês (entre os dias 16 e 19 de maio) o nosso Serviço de Guarda-Parques - Segpar capacitará 200 soldados do Exército lotados no CTEx que participarão do "Curso Básico de Combate e Prevenção de Incêndio Florestal". Esses soldados estarão aptos a atuarem em eventuais casos de incêndio, não apenas na RBG, mas também nos dois parques vizinhos a ela: o Parque Estadual da Pedra Branca - PEPB e o Parque Natural Municipal da Prainha. Esta será a maior brigada de incêndio do Estado do Rio de Janeiro!
Tanto a parte teórica quanto a prática serão realizadas nas dependências do CTEx, onde será montada uma grande estrutura para os exercícios com a tropa. O curso abordará assuntos como comportamento do fogo, técnicas de emprego e maneabilidade com os equipamentos operacionais, métodos de combate e a segurança nas operações. De 2007 até agora, o Segpar/Inea já formou um total de 435 alunos nas técnicas de combate e prevenção de incêndios florestais.

Treinamento de combate a foco de incêndio florestal.






Nenhum comentário: