18 de março de 2011

Consulta Pública para a criação do Parque Estadual da Lagoa do Açu

O Inea, representado pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (Dibap), promove consulta pública no próximo dia 23 de março, em Campos de Goytacazes para discutir com a sociedade a criação do Parque Estadual da Lagoa do Açu. Esta unidade de conservação abrangerá uma importante amostra das restingas fluminenses, situada nos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, bem como as Lagoas do Açu e Salgada (parte) e o Banhado da Boa Vista, situado próximo ao Farol de São Tomé.

O parque ora proposto, com 7.990 hectares, abrange uma fauna diversificada, praia, brejos, uma lagoa e uma laguna, além de estromatólitos (vestígios minerais de atividade microbiana excepcionalmente antiga) e, muito provavelmente, sítios arqueológicos.

Além da rica diversidade biológica desta área, sua preservação se faz urgente ainda pela importância de suas áreas alagadas, como o Banhado da Boa Vista, por serem redutos de espécies endêmicas de peixes e sítios de pouso e construção de ninhos de aves migratórias.

O novo parque proporcionará ótimas oportunidades para o desenvolvimento do ecoturismo na região, principalmente no tocante aos esportes náuticos, como canoagem e windsurfing, além de caminhadas em suas praias e restingas.


Saiba mais AQUI.



Nenhum comentário: