17 de dezembro de 2010

Observadores de Aves no entorno do Parque Estadual do Desengano

Fonte: Pousada Verbicaro

Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro ocorreu o "Encontro Wikiaves e Multiply de observação de aves" na Pousada Verbicaro, em Santa Maria Madalena, RJ.

O evento contou com a participação dos palestrantes João Quental (fotógrafo profissional e ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais) e Gabriel Mello, além de diversas saídas para observação de aves (birdwatching) nas proximidades e no entorno do Parque Estadual do Desengano (PED), como a Pousada e RPPN Verbicaro, o Sítio Águas Claras, o Horto Florestal Santos Lima e a sede administrativa do PED.

Segundo depoimento do organizador do evento, o médico-veterinário Marcos Felipe Rocha Pinto, "..foi tudo muito bom, no primeiro dia fiquei preocupado porque estava chovendo muito e pensei que as pessoas fossem desistir. Mas vieram mesmo assim, chegando a maioria após as 20:00h. No Sábado e no Domingo pudemos identificar 156 espécies de aves (um número bem significativo), inclusive com 03 espécies de aves noturnas que escutamos e fotografamos na Sede do Parque Estadual do Desengano (PED) e no Horto Florestal Santos Lima. Vimos várias espécies novas para a Pousada Verbicaro e para Santa Maria Madalena."

Nas observações de campo, foram identificadas diversas espécies ameaçadas em extinção e endêmicas da Mata Atlântica como a águia-cinzenta, o gavião-pombo-pequeno, o gavião-pombo-grande, gavião-pega-macaco, a coruja murucututu-de-barriga-amarela, a tovaca-campainha, a tovacuçú, o Tangará, o formigueiro-da-serra, o papa-taoca-do-sul, entre vários outros. Além das aves, outros animais foram avistados, como o cachorro-do-mato (Pousada Verbicaro), a jararaca e o camaleão, este último um pequeno lagarto semiarborícula e endêmico de Mata Atlântica (Sítio Águas Claras)

Estiveram também presentes representantes do Clube dos Observadores de Aves do Rio (COA), da ONG Associação Ecológica Amigos da Serra (Asema) e funcionários da Refinara Duque de Caxias (Reduc). Esse já é o segundo evento de observação de aves que ocorre nas proximidades e no entorno do Parque Estadual do Desengano. O primeiro evento ocorreu nos dias 3, 4 e 5 de setembro deste ano na Pousada Verbicaro e foi idealizado por Marcos Felipe Rocha Pinto e pelo dono da pousada, Mário Vahia.

Para os interessados, as fotos e informações sobre as aves identificadas estão disponíveis no site do Wikiaves. Para maiores informações sobre o evento, acesse o site da Pousada Verbicaro.

Nenhum comentário: