5 de novembro de 2010

Iniciativas para a Educação Ambiental no Parque Estadual do Desengano

No dia 19 de outubro de 2010, na sede da Associação Comercial de São Fidélis, realizou-se a primeira reunião da Câmara Temática de Educação Ambiental do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Desengano. A reunião trata-se de uma iniciativa para promover a Educação Ambiental na Unidade por meio do planejamento e da execução de atividades e projetos, de forma a sensibilizar e promover a mudança de valores e atitudes para a proteção do meio ambiente e potencializar o conhecimento, a valorização e integração do parque pelo município, pela comunidade do entorno e visitantes.
Foram debatidos e identificados os principais problemas, desafios e demandas para a Educação Ambiental do Parque Estadual do Desengano, dentre os quais destaca-se o desconhecimento do mesmo pela comunidade, a necessidade da capacitação dos educadores e da carência de  material de divulgação ou didático da Unidade. Os participantes também destacaram a importância do incentivo a práticas sustentáveis nas comunidades do entorno, no entanto, para isso, apontaram a necessidade de um diagnóstico sócio-ambiental que aponte as potencialidades e vocações locais. O objetivo da Câmara Temática é a elaboração, a partir das contribuições dos participantes, de um projeto para a promoção da Educação Ambiental do Parque Estadual do Desengano.  
Na reunião, estiveram presentes Vânia Maria Spinola Garcia (assessora do Prefeito de São Fidélis),  Ronaldo Garcia (representante do Rotary Clube) e Theodoro Pinheiro Filho (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Fidélis). Estiveram também presentes representantes da Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Polícia Militar e Associação Comercial de São Fidélis, além de representante da Secretaria de Educação de Campos dos Goytacazes, totalizando 15 participantes. A reunião foi conduzida por Lussimar Assumpção, presidente da Câmara Temática (ONG MEAM) e por Silvia Marie Ikemoto, bióloga do Parque Estadual do Desengano.

Nenhum comentário: