30 de novembro de 2010

Parque Estadual dos Três Picos inaugura melhorias para os visitantes


Quando: 02/11, Quinta-feira, às 12h
Onde: Sede do Parque Estadual dos Três Picos – Estrada do Jequitibá, 145 (Boca do Mato – Cachoeiras de Macacu)

O Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) vai oferecer melhores condições de visitação a partir desta semana. A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos e o presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira, inauguram nesta quinta-feira (02/12), às 12h, a reforma do Centro de Visitantes e as melhorias no acesso à sede do parque, que passará a contar também com pórtico com guarita na sua sede, em Cachoeiras de Macacu.

Durante a solenidade, que contará com as presenças do vice-presidente, Paulo Schiavo, do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, e do prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda, também será inaugurada a exposição permanente, que inclui uma maquete com cinco metros quadrados, e lançados dois vídeos institucionais sobre a unidade. O investimento total é de cerca de R$ 1,1 milhão, recursos provenientes de compensações ambientais das empresas TermoRio e Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA).

O Centro de Visitantes, na sede administrativa do parque, em Cachoeiras de Macacu, município onde estão cerca de 2/3 da área total do parque, contará a partir de agora com instalações completas para o atendimento, incluindo um auditório com 30 lugares para eventos e no qual os visitantes poderão assistir aos vídeos Parque dos Três Picos, com 12 minutos, e Cachoeiras de Macacu, com 28 minutos. Além do pórtico com guarita, o acesso ficou mais fácil com a pavimentação da Estrada do Jequitibá.

A exposição permanente detalha em 26 painéis as principais características do relevo, fauna e flora da unidade, que também podem ser visualizadas numa maquete com 2,80 por 2 metros, que mostra os principais pontos geográficos e detalhes como o jequitibá milenar localizado próximo à sede. Outra atração é a estante interativa, que mostra informações sobre animais encontrados na unidade (como a jaguatirica, o macaco muriqui, o cachorro do mato e a onça parda) e amostras de suas pegadas.

O parque, que foi ampliado em 14 mil hectares em 2009 e possui atualmente área de mais de 58 mil hectares, teve aprovado recentemente o seu Plano de Manejo, o principal instrumento de gestão das unidades de conservação. O reforço de pessoal para orientação dos visitantes e apoio na fiscalização veio através de um contingente de guarda-parques, distribuídos entre a sede e as subsedes de Guapimirim e Nova Friburgo. O Inea também está promovendo a regularização fundiária da unidade, que vai permitir, entre outras melhorias, a instalação de uma subsede no Vale da Revolta, em Teresópolis, outro importante ponto de entrada para os visitantes.

Com o maior índice de biodiversidade do estado, o parque abrange cinco regiões hidrográficas, importantes para o abastecimento público de água. Suas trilhas e locais de escalada também se constituem num importante pólo de ecoturismo. A unidade abrange áreas dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Silva Jardim, Nova Friburgo e Guapimirim.

Mais informações:
Gecom/Inea
(21) 2334-9442/9444

Nenhum comentário: